ROBÓTICA AUMENTADA: INTERAÇÃO ENTRE ROBÔS REAIS E CENÁRIOS VIRTUAIS

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CENÁRIOS VIRTUAIS E DESAFIOS DE ROBÓTICA

O projeto surgiu como trabalho de conclusão do curso de Licenciatura em Física do Instituto Federal do Paraná Campus Telêmaco Borba, turma de 2014. Juntamente com o Prof. Dr. Rafael João Ribeiro e Prof. Me. Gregory Vinicius Conor Figueiredo, orientadores do projeto, decidimos testar a viabilidade de criar e utilizar pistas projetadas em desafios de robótica. Vários testes foram realizados para verificar a leitura dos sensores quando submetidos diretamente a luz de um projetor. Essa foi a etapa decisiva para seguir a diante com o projeto pois o sensor é responsável por "enxergar" o trajeto a ser seguido e os obstáculos dispostos no caminho. O sensor mostrou uma resposta adequada mesmo em um ambiente iluminado.

Com os testes do sensor realizados, decidimos utilizar a programação em Java no Robô, pois dessa forma teríamos a opção de uma programação mais elaborada, de acordo com as necessidades do projeto. Após os testes criamos desafios de Física envolvendo robótica e pistas virtuais projetadas. Optamos trabalhar o conteúdo de cinemática, o que permitiu aplicar os conceitos Físicos diretamente na solução dos desafios. Nada impede a criação de pistas para trabalhar outros conteúdos, tudo depende da criatividade dos envolvidos. As pistas foram programadas nos softwares Construct 2 e Construct 3 que são gratuitos e possuem um mecanismo de Física adequado para simular várias situações. O kit Lego Mindstorms NXT, foi escolhido para o desenvolvimento do robô. Para realizar a programação, o firmware original do controlador NXT foi substituído pelo LeJOS NXJ, que possibilita a programação do robô com a linguagem Java, utilizada para programar as rotinas e tarefas executadas pelo robô. Em uma nova etapa do projeto foi criado um robô utilizando a plataforma Arduino com o intuito de diminuir custos do projeto. No Arduino alguns componentes como sensor e motor podem ser reaproveitados de sucata eletrônica. Esta nova opção de robô viabiliza o uso em escolas com baixo orçamento.

Durante a realização do projeto pudemos constatar a viabilidade do uso das pistas virtuais tanto no ensino de Física, quanto em competições voltadas a Robótica. E por que não misturar as competições de Robótica com o ensino de Física? Desta forma podemos levar a aprendizagem além da sala de aula e o aluno poderá ver na prática a aplicação dos cálculos que estuda na disciplina de Física, além é claro de poder se divertir enquanto aprende.

Nos materiais de apoio disponíveis na página inicial estão descritas as etapas para montagem, programação do robô, programação das pistas e os roteiros para os desafios propostos. Na seção de contatos está o endereço de e-mail para que os interessados no projeto possam enviar suas dúvidas e sugestões.

IMAGENS DO TRABALHO REALIZADO

robô desenvolvido para o projeto
Robô Lego utilizado na primeira etapa projeto
robô desenvolvido para o projeto
Robô Arduino desenvolvido na segunda etapa projeto

Nas imagens dos robôs utilizados no projeto é possível ver os sensores apontados para cima para poderem captar a luz da imagem projetada

teste de leitura do sensor
Teste de leitura e comandos do robô

Durante os testes de leitura e comandos foi possível verificar que o robô segue a pista virtual da mesma forma que segue uma pista convencional desenhada no chão.

vita da pista do desafio de velovidade média
Visão geral da pista do desafio de velocida média

Na figura acima pode ser visto a pista utilizada para o desafio de velocidade média com o robô posicionado na linha de largada. Nesse desafio o robô terá que chegar até as linhas dispostas no trajeto, cumprindo alguns requisitos, antes que as linhas desapareçam. DEsa forma podem ser trabalhados, por exemplo, os conceitos de velocidade média e velocidade instantânea.

visão geral da projeção
visão geral da projeção, durante os testes realizados

Na visão geral da montagem pode ser visto o projetor montado em um suporte para projeção vertical e a pista vitual projetada no piso.

SOBRE OS AUTORES

Gilberto de Oliveira Viana

Licenciado em Física pelo Instituto Federal do Paraná - Campus Telêmaco Borba

Especialista em Ensino de Ciência e Tecnologia do Instituto Federal do Paraná - Campus Telêmaco Borba

Técnico em Eletromecânica pelo Instituto Federal do Paraná - Campus Telêmaco Borba

Técnico em Eletrotécnica pelo SENAI - CETCEP

Rafael João Ribeiro

Doutor em Ensino de Ciência e Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR

Mestre pelo Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Ciência e Tecnologia da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR

Pós-graduado em Informática em Educação pela Universidade Federal de Lavras – UFLA

Licenciatura Plena em Física e Formação Pedagógica pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR

Bacharel em Física pela Universidade Estadual de Ponta Grossa – UEPG

Gregory Vinicius Conor Figueiredo

Mestre em Computação Aplicada pela Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG

Pós-graduado em Mecatrônica Industrial pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUC

Graduado em Engenharia de Computação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG

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